eleições 2018

Como foi o 1º dia de campanha na TV e no rádio dos candidatos a governador

Eduardo Tesch

Começou hoje a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O horário eleitoral segue até o dia 4 de outubro, dividido em dois blocos diários de 25 minutos.   

Na sexta, os eleitores puderam conferir, pela primeira vez, as propostas dos candidatos ao Senado, a deputado estadual e ao governo do Estado. Dos oito postulantes ao Palácio Piratini, seis apresentaram suas propostas. Júlio Flores (PSTU) e Paulo Medeiros (PCO), com direito a seis segundos cada, não exibiram seus programas.  

O que o eleitor santa-mariense pensa sobre a propaganda eleitoral

Na estreia, os candidatos (confira abaixo por ordem alfabética) utilizaram o espaço para mostrar sua trajetória política e feitos. Eduardo Leite (PSDB) e Jairo Jorge (PDT), por exemplo, enaltecerem as conquistas enquanto eram prefeitos de Pelotas e Canoas, respectivamente. Concorrendo à reeleição, José Ivo Sartori (MDB) reforçou os ganhos do Estado nos últimos quatro anos.

Já o ex-ministro Miguel Rossetto (PT) procurou veicular sua imagem à do ex-presidente Lula. Com 11 segundos, Roberto Robaina (PSol) só conseguiu falar uma frase, e Mateus Bandeira (Novo) só chamou os eleitores para conferirem as propostas nas redes sociais.


Eduardo Leite - (PSDB / PTB / PRB / PPS / PHS / REDE / PP)  
Com 2min45s, a propaganda de Eduardo Leite focou, iniclamente, na sua apresentação. Ele mostrou seu apartamento em Porto Alegre e a casa onde cresceu, em Pelotas. Em seguida, o pai e a mãe do candidato falaram sobre a seriedade de Leite frente aos desafios enfrentados. A mãe citou que, por ela, o filho não seguiria na política, mas é a vontade dele. Encerrando a propaganda, o tucano apresentou as conquistas que obteve quando foi prefeito de Pelotas, entre 2013 e 2016, mas admitiu que a cidade "ainda tem muito a melhorar".  

Jairo Jorge - (PDT / AVANTE / PV / PODE / PPL / PMB / SOLIDARIEDADE)  
O ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge usou o seu programa de 56 segundos para valorizar as conquistas que conseguiu à frente do Executivo da cidade da Região Metropolitana, entre 2009 e 2016. Ele citou as 19 mil novas empresas que teriam sido criadas no município na sua gestão e a escolha de "melhor prefeito entre as maiores cidades do Rio Grande do Sul".  

José Ivo Sartori - (MDB / PSD / PSB / PR / PSC / PATRI / PRP / PMN / PTC)  
Candidato à reeleição e com maior tempo de rádio e televisão entre os candidatos, com 3min18s, José Ivo Sartori usou o slogan "O gringo tá certo" para justificar as medidas tomadas nos últimos quatro anos como chefe do Executivo. Ao longo da propaganda, foram mostradas diversas capas de jornais e sites evidenciando as conquistas realizadas pelo seu governo. Com o mesmo discurso adotado em 2014, Sartori disse que "escolhe falar a verdade e não vender ilusão".  

Mateus Bandeira - (Novo)  
Com apenas 6 segundos, só deu tempo de Mateus Bandeira convidar os eleitores para conhecer mais sobre as propostas nas redes sociais do partido.  

Miguel Rosseto - (PT / PCdoB) 
O candidato do Partido dos Trabalhadores, Miguel Rossetto, usou mais da metade do tempo do seu horário para defender o ex-presidente Lula, preso desde abril, em Curitiba. A peça publicitária diz que "votar no Rosseto é votar no Lula". Com 1 minuto e 27 segundos, ao fim, Rosseto dedicou-se a fazer oposição ao governo de Sartori e prometeu que o "Rio Grande vai voltar a ser justo". Ele ainda prometeu que todo o povo vai ter saúde, segurança e educação de qualidade. 

Roberto Robaina  - (Psol e PCB)  
Com 11 segundos disponíveis, Roberto Robaina deu apenas uma declaração, dando o tom da sua campanha. Segundo ele, o Rio Garande do Sul "é um Estado a serviço dos mais ricos".

PRESIDENCIÁVEIS ESTREIAM NO SÁBADO
Neste sábado, os presidenciáveis estreiam no horário eleitoral. A dúvida é sobre a particpação de Lula, que está preso. Eles aparecerão também nas terças e quintas-feiras. Nos mesmos dias, pedirão votos os concorrentes à Câmara dos Deputados. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

TSE rejeita candidatura de Lula à presidência Anterior

TSE rejeita candidatura de Lula à presidência

O que o eleitor santa-mariense pensa sobre a propaganda eleitoral Próximo

O que o eleitor santa-mariense pensa sobre a propaganda eleitoral

Política